EXCLUSIVO! Entrevista com Wallim Vasconcellos, que foi candidato à presidência do Flamengo

Com a eleição se aproximando (dia 7), o blog "Totalmente Rubro-Negro" conseguiu uma entrevista com mais um candidato à presidência do Flamengo. Depois de Cacau Cotta da Chapa Branca, conseguimos uma entrevista com Wallim Vasconcellos, da Chapa Verde.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA ABAIXO!

1 - Porque você quer ser presidente do Flamengo ?

Wallim: Votar Verde significa manter o grupo que ganhou a eleição de 2012 e que fez todas as principais mudanças pelas quais passaram o Flamengo nos últimos dois anos e meio. A Chapa Verde é a que tem o Tostes, o Landim, o Bap, o Gustavo, o Ruben Osta, o Langoni, o Roberto Medina e muito mais rubro-negros que podem efetivamente ajudar ao nosso Flamengo. Além disto, o apoio que temos de nosso ídolo maior, Zico, já faz com que aumentemos ainda mais a responsabilidade de nosso grupo. Quem quer o Flamengo bem administrado, mais forte, respeitado, vencedor e com uma filosofia única de trabalho deve votar no time que virou o jogo. Este time está agora na Chapa Verde. Queremos resgatar o que foi aprovado em 2012. Hoje é o poder pelo poder, com alianças com personagens do passado. As urnas definiram que não queriam mais essas pessoas. Essas alianças vão levar o Flamengo a ser ingovernável se o Bandeira ganhar.

2 - Quais são seus projetos para os esportes olímpicos do Flamengo ?

Wallim: Poucas vezes os esportes olímpicos do Flamengo tiveram tanto apoio das demais áreas quanto no período em que estivemos à frente do clube. Vejamos alguns exemplos disto: Rodrigo Tostes, o vice-presidente de Finanças da nossa Chapa, trabalhou incessantemente para conseguir as CND’s que permitiram o acesso à lei de incentivo e que trouxeram várias empresas para o apoio aos esportes olímpicos do clube; Bap, o vice-presidente de Marketing da Chapa Verde, conseguiu um recorde de patrocínios para o nosso basquete, em especial com a vinda da Tim e da Sky. O orgulho da Nação conseguiu dinheiro suficiente para poder trabalhar tranquilo e nos dar tantas alegrias; Gustavo Oliveira, nosso vice-presidente de Comunicação, conseguiu colocar nosso basquete, em especial, e os esportes olímpicos em geral, com uma presença na mídia extremamente forte. Isto tudo foi conseguido com muito esforço e dedicação. Na realidade, sabemos a história e a tradição dos esportes olímpicos no Flamengo. Não se pode esquecer que o remo é o esporte fundador do clube. Continuaremos com este apoio, seja através de projetos de captação via incentivos fiscais, seja pela busca de equipamentos oriundos do legado dos Jogos Olímpicos, seja pelo trabalho no sentido de melhorar os campeonatos e torneios de cada esporte, visando atrair mais público. Nosso grupo é formado por gente que fez muito e sabe o que fazer. Vamos trabalhar para isto. Quanto à Arena Multiuso, esta é uma discussão muito interessante. É claro que somos totalmente favoráveis a que o Flamengo tenha o seu ginásio, moderno, confortável e de última geração. E ele terá. O ponto é que este processo se arrasta há mais de quatro anos, sempre com um problema novo aparecendo. A situação que tenta se vender é a de que isto é algo de simples resolução e que já está quase resolvido. Isto, infelizmente, não está correto. A arena, como está pensada hoje, ainda não foi aprovada pelo Governo e o investimento previsto para o McDonald’s também está em negociações. Em vista disto, a nossa Chapa está buscando possibilidades novas para que efetivamente concretizemos o sonho de termos rapidamente uma arena para o clube. Quer seja na Gávea, quer seja em outro local, aproveitando o legado das arenas construídas para a Olimpíada. Trabalhar apenas com uma alternativa pode acarretar na não conclusão, fazendo com que o clube perca a chance de ter este importante ativo. Isto não é inteligente e não é o melhor para o nosso clube.



3 - Caso eleito, na sua gestão, o CT ficará pronto ?

Wallim: O nosso Centro de Treinamento é, muito provavelmente, o investimento mais importante para o futebol do Flamengo. Será ele que permitirá ao nosso clube dar um salto de qualidade na formação e na atratividade de atletas. Sendo assim, é prioridade absoluta na nossa administração. O módulo profissional será finalizado até julho e já temos recursos próprios para isso, cerca de R$ 5 milhões. Apesar do período financeiro turbulento que nosso país está passando, temos a firme convicção de que, dada a credibilidade e o conhecimento dos componentes e apoiadores de nosso grupo, teremos como levantar os recursos necessários para finalizar toda a obra do CT num período máximo de dois anos. Pelos cálculos que temos, serão necessários mais R$ 30 milhões. O Flamengo, com um grupo forte e com credibilidade, pode conseguir levantar este montante no mercado. O Flamengo só mudará de patamar no dia em que tiver um CT completo.



4 - O estádio na sua gestão sairá do papel ?

Wallim: Nossa prioridade é o Maracanã, que hoje se encontra cedido ao Consórcio. Primeiro, o Consórcio teria de devolver o Maracanã, sem este acerto, nada pode ser cogitado. Já temos um investidor disposto a assumir o Maracanã com o Flamengo. O Maraca realmente poderá ser nosso. E a segunda opção é achar um terreno. Neste ponto, diferentemente do que diz o Bandeira, não acreditamos que tenha que ser em lugar mais distante. Tem que ser em lugar central, para atender a toda a torcida do Flamengo. Esta seria a melhor opção. Se conseguirmos um terreno com os Estado ou a Prefeitura, podemos levantar um estádio para 45 mil pessoas. Vamos trabalhar nestas opções. O Flamengo hoje tem credibilidade. E o sonho do estádio não está distante. Já estamos contatando empresários e investidores do ramo para isto.


5 - Jorge Sampaoli será mesmo seu técnico no próximo triênio ?

Wallim: Fomos ao Chile, nos reunimos com ele e temos um acordo para que isto aconteça. Nós da Chapa Verde costumamos cumprir os acordos que fazemos.

6 - Quantas contratações você pretende fazer, caso vença a eleição ?

Wallim: Não dá para determinar isso. O que podemos dizer é que temos a intenção de contratar dois ou três jogadores com potencial para serem ídolos. O time do Flamengo voltará a ser protagonista e brigará por títulos importantes na nossa gestão. Temos uma urgência em formar um grande time. Na nossa gestão, o futebol será prioridade.

7 - O que de diferente você fará em relação ao Sócio Torcedor ?

Wallim: Foi o nosso grupo, com o Bap na vice-presidência de marketing, que botou de pé o programa de Sócio-Torcedor do Flamengo. Saímos praticamente do zero para um dos programas mais bem-sucedidos do Brasil (hoje um dos três de maior receita entre todos os clubes). Na realidade, o programa de sócios-torcedores deve apoiar-se em um tripé: performance esportiva, ídolos e estádio. Neste triênio de 2016/2018, nossa prioridade será o futebol. Logo, os dois primeiros pontos devem contribuir de forma importante para a evolução de nosso programa. Baixar preços simplesmente pode gerar canibalização de produtos e queda de receita para o Flamengo. Vamos criar produtos mais adequados à realidade pela qual passamos no país, especialmente para aqueles que moram fora do Rio de Janeiro. Criaremos um produto corporativo, seja para torcidas organizadas, seja para grupos de torcedores de fora do Rio. Este produto corporativo será oferecido em empresas do Brasil em formato semelhante ao de empréstimos consignados, com preços mais acessíveis. Fica faltando o estádio, nosso sonho maior, que será, com toda a certeza, endereçado neste próximo mandato, seja pela construção de um novo ou outra solução que atenda a este ponto de forma rentável e viável para o clube. Isto acontecendo, teremos a possibilidade de comercializar propriedades de forma eventual (placas, anúncios, camarotes avulsos) bem como em caráter permanente, com a venda de cadeiras cativas nominais. Um fato é certo: apesar de ter um lado de fidelização importante, o sócio-torcedor é, acima de tudo, um programa que tem como principal objetivo aumentar a receita do clube, dentro de um máximo de rentabilidade. É importante deixar claro que não faremos ações gratuitas apenas para inchar artificialmente o número de associados e ficar parecendo que o programa está mostrando um grande crescimento. Isto gera custo de operação e não representa novas receitas.


8 - Flamengo ficará sem estádio para jogar no ano que vem. Luso Brasileiro na Ilha é opção ?

Wallim: Nossa primeira opção é Juiz de Fora, atendendo a um pedido da torcida. Se realmente houver a possibilidade de jogarmos no Luso-Brasileiro, vamos analisar. É uma boa opção,

9 - Para terminar, mande um recado para os internautas ligados ao blog Totalmente Rubro-Negro

Wallim: No dia 7 de dezembro, o associado do Flamengo vai escolher entre votar em um Flamengo de esperança, com a volta de gente comprovadamente eficiente administrando o clube, ou no Flamengo da politicagem, dos acordos com diversos grupos, das práticas antigas. A nossa Chapa Verde chega à reta final com a certeza de que estamos ainda mais preparados para retomar o projeto que começamos em 2013 e que se interrompeu no meio deste ano. Nosso Flamengo será o Flamengo de todos. Do associado ao torcedor. Do frequentador do clube ao que se faz presente na arquibancada. Do atleta de terra e mar. Todos se completam. Todos formam a grande Nação Rubro-Negra. Portanto, queremos convocar você a entrar em campo com a Chapa Verde nesta decisão. O voto para o triênio 2016/2018, além de representar os cerca de 7 mil sócios, fala também pelos 40 milhões de torcedores rubro-negros em todo o mundo. É muita responsabilidade.

Agradecemos o tempo do Wallim e sua equipe para nos atenderem e nos responderem da melhor forma possível. Não seria possível essa entrevista com o intermédio de Daniel Beltran, agradecemos muito a ele.

Matéria - Totalmente Rubro-Negro
Por: Yago Martins
Twitter: @Yago_Martins23

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.