Uma análise do atual momento rubro-negro...

Vou começar meu texto hoje, o primeiro, em homenagem a minha grande parceira Bruninha Uchoa... Já que ela é desejada por muitos, e tive a honra de conhecê-la, e fazer dela a minha companheira nos assuntos políticos do Clube. Então...

Nada mais justo do que eu começar o texto com um "FALAAAAAAAAAAAA NAÇÃAAAO RUBRO-NEGRA", da nossa musa Nivinha... 

Bruninha...é pra ti, viu?! hahahaha. s2

Mas, tirando a parte das brincadeiras... O que vou falar agora é muitíssimo sério!

Bom… Vamos lá! 
A um tempo atrás, fiz uma análise da situação do Flamengo BASEADA na filosofia que foi usada para reconstruir o Barcelona, contada no livro “A BOLA NÃO ENTRA POR ACASO”.
Até aqui, o intuito é mostrar o processo de REESTRUTURAÇÃO da dívida do Clube.
O que vem após essa reestruturação talvez possa ser discutido outra hora. Com outras variáveis sendo levadas em consideração. Por ora, me atentarei apenas ao fator extra-campo.
O texto é grande… Mas, para aqueles que querem realmente entender o Flamengo sem precisar ir muito a fundo no balanço do clube, talvez valha a pena.
A muitos anos atrás, um clube saiu do patamar de endividado para transformar-se em POTÊNCIA.
Do 13º Clube com maior arrecadação mundial, em 3 anos, o BARCELONA tornou-se, após a gestão de LAPORTA assumir o Clube, UM CLUBE que atingiu RECORDES de arrecadação em 2012.
Ferran Soriano então, em seu livro mostra números e situações do cotidiano vivido pelos gestores daquele clube falido…E como fizeram para transformar o Barcelona no Clube que fez da geração Puyol, Xavi, Iniesta, Piquet… Não só os maiores ganhadores de títulos, como a base da seleção espanhola campeã do mundo, e como também resgatou A ESSÊNCIA CULÉ.
Os resultados são IMPRESSIONANTES. Principalmente pelo momento no qual o futebol europeu se encontrava.
Naqueles anos, o CHELSEA havia saído de um pequeno clube inglês, para as mãos de um bilionário russo que inflacionava o mercado com suas contratações mirabolantes.
O Real Madrid, havia ganhado do governo um aporte de 480 milhões de EUROS, algo em torno de 1 BILHÃO DE REAIS.
O Manchester United apresentava uma arrecadação anual de 251 milhões de euros. Algo que gira em torno de 750 milhões de reais.
Tudo isso contrastava com a realidade vivida pelo Barcelona, que tinha sua arrecadação girando em torno de 123 milhões de euros. Algo em torno de 369 milhões de reais.
E era um clube totalmente endividado. Em 2003, apresentou um deficit de 73 milhões de euros. Era uma bola de neve. Os salários SOMENTE DOS JOGADORES representavam uma fatia de 88% da ARRECADAÇÃO ANUAL DO CLUBE.
O endividamento total do Clube era de 186 milhões de euros. Exatos 151% da arrecadação anual do Clube.
Como sobreviver?
Eis então que faço um paralelo neste momento com a situação do Flamengo.
Faço questão de frisar que, neste momento, estarei falando somente de ARRECADAÇÃO. Nada além disso.
Em 2007, a arrecadação do Flamengo foi de 89.499 milhões. Ficando inclusive atrás de times como GRÊMIO E CRUZEIRO (FONTE: Os dados foram fornecidos pela Casual Auditores Independentes, empresa especializada em futebol). Isso, sem contar os gastos.
Em 2008, 117.907 milhões foi a arrecadação do Clube. Novamente, frisa-se, sem contar os GASTOS. Somente falando de ARRECADAÇÃO. Ficamos atrás, por exemplo, do PALMEIRAS.
Em 2009, MESMO CAMPEÃO BRASILEIRO, a ARRECADAÇÃO DO CLUBE FOI DE 120 milhões.
Em 2012 o clube faturou R$ 212 milhões e, em 2013, R$ 272 milhões – um aumento de quase 29%. Vale lembrar que em 2012, quando ultrapassou pela primeira vez a barreira dos R$ 200 milhões, o clube já havia crescido 15% em relação ao ano anterior.
Agora… Guardem estes números. Serão necessários novamente mais a frente.
Voltando ao Barcelona… Abre aspas:
“Após analisar com consciência a situação na qual o clube se encontrava, consideramos e estudamos DUAS alternativas estratégicas:
1) Um programa PRUDENTE e MODERADO de EVOLUÇÃO. Uma redução IMEDIATA das despesas para passarmos alguns anos de AUSTERIDADE, de travessia do deserto, um tempo no qual não se poderia investir nem no time, nem em praticamente nada para recuperar um pouco a economia antes de voltar a crescer.
2) Uma REVOLUÇÃO. Um esforço combinado de redução de gastos supérfluos, reestruturação da dívida e investimento imediato no time. Construirmos um time competitivo que levasse o Barcelona de volta à primeira linha e gerasse renda que autofinanciasse o investimento realizado.”
NO CASO DO BARCELONA, escolheram a segunda opção. Explico porque, e faço um paralelo a escolha 1, do Flamengo:
Embora endividado, a arrecadação anual do Barcelona se comparada a sua dívida era infinitamente menor quando comparadas ao Flamengo.
Aqui, nada mais é, do que matemática básica: Arrecadação – Gastos = 63 milhões em dívidas em uma temporada. Algo em torno de 180 milhões de reais.
No Flamengo, quando a gestão atual assumiu, a arrecadação era de 212 milhões contra uma dívida de 750 milhões. É uma diferença de 538 milhões. E, embora a arrecadação anual do Clube tenha se mostrado crescente, exceto no ano de 2009, os juros e valores da dívida, em 2 anos de gestão ultrapassaria 1 bilhão de reais.
Portanto, a diferença básica na escolha do caminho a ser trilhado foi exatamente isso. E por fatores que serão citados abaixo.
Vejamos:
“O BARCELONA, em 5 anos, obteve um crescimento espetacular em termos de renda. Dos 123 milhões de euros na temporada 2002-2003, passou a 309 milhões de euros no final da temporada 2007-2008…E 385 milhões de euros em 2008-2009.
As fontes de renda foram:
1) O estádio: O Barcelona possui um estádio próprio: Camp Nou. Entretanto, a arrecadação obtida em 2003 com ele era muito menor do que outros clubes conseguiam com estádios… Queríamos transformar o Camp Nou em um lugar seguro e confortável para o lazer familiar. Redesenhamos a oferta e fizemos com que o BUS TURÍSTICO da cidade tivesse nele uma parada de visita ao estádio. A RENDA MULTIPLICOU-SE POR 4 em pouco tempo.
Também TRABALHAMOS NA REDEFINIÇÃO DO PREÇO DOS INGRESSOS. UMA DECISÃO DOLOROSA FOI SUBIR O PREÇO DO PASSE (INGRESSO) ENTRE 20 e 40%, MEDIDA QUE PROVOCOU MAL ESTAR SOCIAL, porém tratava-se de um SACRIFÍCIO NECESSÁRIO. Antes, o assento mais caro do estádio custava 500 euros. O do Valência por exemplo, custava 1.300 euros. Estava muito defasado.”
Pois bem. Ainda dizem que ARRECADAÇÃO DE INGRESSO não sustenta clube, nem modifica o cenário. As palavras de FERRAN SORIANO vão totalmente na contramão disso.
E o quando se trata de Flamengo, que infelizmente não possui um estádio próprio, e seu contrato com o Maracanã é totalmente prejudicial a saúde financeira do Clube… Percebemos que esta é sim uma variável muitíssimo importante no que diz respeito a reestruturação do Clube.
“Temos lembrado que os grandes clubes do mundo têm na bilheteria um item muito importante de suas finanças: ¼ da receita de Barcelona e Real Madrid vem daí, no caso do Manchester United ou Chelsea é praticamente 1/3. Portanto, se o Flamengo pretende competir de modo mais forte no mercado globalizado, jamais poderá abrir mão da bilheteria como um fator decisivo de suas finanças.”
2) DIREITOS DE TELEVISÃO E 3) MARKETING.
Sobre os direitos de televisão, a estrutura européia é diferente de nossa estrutura. Principalmente naquela época. Portanto, os números não são mostrados. Mas, atualmente, por exemplo, o Barcelona arrecadou na temporada 2012/2013 – 172 milhões de euros com Marketing e 162 milhões de euros com Tv. 5 e 2 milhões a mais respectivamente do que nas temporadas anteriores.
Esse crescimento com MARKETING e TELEVISÃO está INTIMAMENTE ASSOCIADO ao crescimento dos adeptos do Clube, com o PROGRAMA DE SÓCIO-TORCEDOR.
Na gestão de Laporta/Soriano, o BARCELONA passou de 105 mil sócios a 165 mil em 2008.
Nesses dois quesitos, portanto, percebemos uma forte associação entre o que tem sido feito no Flamengo com o que foi feito na gestão do Barcelona.
Os direitos de transmissão, por exemplo subiram de R$ 67,3 milhões para R$ 84,9 milhões, assim como a arrecadação do Marketing (de R$ 26,9 milhões para R$ 39,4 milhões)… NOS PRIMEIROS MESES de 2013.
No final, ao publicar o balanço, o CLUBE demonstrou um aumento expressivo da arrecadação de marketing, quase R$ 20 milhões a mais do que no ano anterior (R$ 53 mi x R$ 34 mi).
Será que o MARKETING realmente não trabalha?
É preciso melhorar? É. Mas, os resultados demonstram muito mais do que tem sido dito.
E o programa ST do Flamengo, EMBORA necessite de melhorias é, uma das maneiras MAIS CORRETAS de REESTRUTURAÇÃO DO CLUBE.
No ano de 2013, o Flamengo.anunciou R$ 16,5 milhões vindos do programa de Sócio Torcedor, um item novo para o clube;
E o mais importante: uma espantosa arrecadação de bilheteria – R$ 48 milhões – praticamente R$ 40 milhões a mais do que o ano anterior.
A arrecadação de bilheteria do Flamengo em 2013 foi tão espetacular que, convertido pela cotação atual do Euro, o clube superaria a renda de ingressos do Roma, que faz parte da lista dos 20 times mais ricos do mundo.
Agora… Voltem aos números anteriores. Demonstro aqui, portanto, que não somente nossa dívida tem diminuído, como nossa arrecadação tem aumentado.
Estes são apenas alguns dos números que DEMONSTRAM que o CAMINHO A SER TRILHADO pelo Flamengo está correto.
Foi com TRABALHO, DEDICAÇÃO e UNIÃO de todos que o BARCELONA se reestruturou e voltou a ser “mas que un club”.
Se queremos que o FLAMENGO seja também MAIS DO QUE UM CLUBE, e volte a ser uma POTÊNCIA RESPEITADA no cenário MUNDIAL precisamos de tempo.
No Barcelona, foram 3 mandatos. Não reconstruíram o Barcelona em 2 anos. E não, o Flamengo não será reerguido em tão pouco tempo.
Não se muda um cenário caótico, de destruição total com DESPREPARO, DÍVIDAS… E FALÁCIAS.
Então… Embora eu entenda que o CARRO CHEFE DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO SEJA O FUTEBOL… Lembrem-se:
“A bola não entra por acaso”.
SRN

Roney Tutz - Sócio OFF-RIO, Sócio Torcedor e participante de um grupo político rubro-negro.

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