EXCLUSIVO! Entrevista com cantor Xande de Pilares. Torcedor ilustre do Flamengo

O blog 'Totalmente Rubro-Negro' conseguiu uma entrevista exclusiva com o ex-cantor do grupo 'Revelação' e agora com carreira solo, Xande de Pilares.

Xande falou sobre Flamengo, seu novo rumo na música e também em outros pontos polêmicos. O cantor também falou sobre sua participação no programa ''Esquenta'', da Regina Casé, na Rede Globo.




Confira a íntegra da entrevista:

1 - TOTALMENTE RUBRO-NEGRO: Qual foi sua maior alegria com o Flamengo ?

R: A minha maior alegria com o Flamengo foi em 1980, aquele gol do Nunes que acabou com o Atlético-MG e aquilo foi determinante até pra mim escolher minha escola de Samba. Meu pai queria que eu fosse vascaíno, e depois daquele jogo eu tive a noção do que é torcer para o Flamengo. Essa é minha maior alegria, primeiro título brasileiro, antiga Taça de Ouro.


Xande junto com ex-companheiros do Grupo Revelação, na apresentação do craque Ronaldinho
no Flamengo, em 2011 (Foto).


2 - TOTALMENTE RUBRO-NEGRO: Qual foi sua maior decepção com o Flamengo ?

R: A minha maior decepção com o Flamengo foi a maneira que o Djalminha saiu do clube. Eu como torcedor não achei maneiro até por que a gente já tinha noção, do que ele ia se tornar. Isso independentemente de motivo, mas eu acho que faltou um pouco de personalidade, no meu modo de ver. A maneira que ele saiu do clube não foi legal e depois a gente viu o que aconteceu, ele se tornou o craque que já achavamos que ia se tornar. Ali eu me decepcionei muito com o Flamengo, por que eu acho que dava para resolver de uma forma mais ''limpa''. Rebeldia, qualquer garoto tem , então a maneira que você conduz a parada é muito importante.

3 - TOTALMENTE RUBRO-NEGRO: Qual foi o maior motivo de você sair do grupo ''Revelação'' ?

R: Bom, as vezes pra você alcançar um objetivo que você quer, você tem que tomar decisões difíceis. É igual quando você tem que deixar de ver seus familiares, pra você sair se aventurando por ai e eu sou um cara, quando quer buscar alguma coisa as vezes eu tenho a noção de que tem que se abrir mão de muita coisa. Então não sair de lá por briga, não sair de lá pelo programa da Regina (Esquenta, da Rede Globo) que não tem nada haver isso, apresentadora do programa é ela, aquilo foi uma oportunidade que surgiu e isso foi conversado. É mais coisa do objetivo mesmo, do que você quer alcançar, buscar coisas novas, que as vezes não é em grupo que você vai conseguir alcançar por que cada um tem uma cabeça. Então para não ter problema, e eu tenho orgulho de dizer isso por que nunca ninguém ali saiu na 'porrada', nunca brigou por que queria comer ''o maior pedaço do pão'' ou a ''melhor roupa'' . E como eu também sou um cara muito chato, sou um cara que eu cobro muito apesar que da maioria das vezes eu fui muito cobrado, ai você começa a olhar para você e percebe que você está enchendo muito o ''saco'', por que você quer uma coisa e são seis cabeças pensando. Cada um quer atingir aquela coisa, da maneira que pensa, por isso dificulta e você não consegue chegar. Ai é a parte que você tem que tomar decisão. Posso dizer que foi uma decisão muito difícil e complicada de tomar, mas a vida continua. Pra que tem sangue nos olhos e vontade entrar na batalha.




4 - TOTALMENTE RUBRO-NEGRO: Qual seus planos de carreira solo agora ?

R: Meus planos pra carreira solo é muito simples. É continuar sendo, o que eu sou, continuar fazendo o que eu sempre fiz, e aprender mais por que a minha finalidade maior, eu como sou muito ligado na música, eu não quero passar despercebido por que daqui a 50 anos eu quero ser lembrado como Cartola é, como Nelson Cavaquinho é, como Mussum é. A história do filme do Tim Maia eu assistir, e chorei muito no final por que tinha muita coisa que eu desconhecia e é um dos exemplos que eu tenho, até porque ele nasceu no mesmo bairro que eu, na Barra da Tijuca. E ali na Tijuca a história da música é muito bonita. Então eu não quero ser só um cara que vendeu milhões de discos e tudo certo. Não, eu quero ser lembrado um dia também. Só que pra isso você tem que trabalhar e levar a música a sério. 

Tem muita gente por ai que é sambista só quando está entrando dinheiro, tem muita gente que é sambista só para abir a porta, porque quando entra vira artista, vira pop, vira não sei mais o que. Eu não tenho vergonha de falar que sou sambista, sou sambista. Eu sou sambista por gostar de samba. Eu tinha um objetivo de ganhar um samba no Salgueiro. Ganhei o samba, quase ganhei o Carnaval, ganhei o estandarte de ouro. Isso pra mim é uma batalha que já vem lá de trás. No meu primeiro desfile no salgueiro, eu era da ala da Força, eu empurrava carro alegórico. Não tinha nem motor na época, era no braço. Hoje eu sou da ala de compositores do Salgueiro. Eu perdi cinco sambas, sendo que três finais. Perdi e tinha gente que ria: ''Ah não precisava desse dinheiro''. E ninguém coloca na cabeça que o compositor apesar de ser famoso ele é compositor. Tem os mesmos direitos de quem não é. As pessoas gostam muito de colocar o ''drama'' na frente. Não, eu coloco o objetivo na frente. Morei no morro da chacrinha, no Turâno. Minha casa era no barro, a gente dividia o chão com barata, com rato. Só que ninguém ali nunca passou fome, porque o exemplo que a gente tem das pessoas que protegiam a gente na época, eram pessoas trabalhadoras, pessoas honestas, talentosas, não queria que eu seguisse na música porque ninguém deu certo. Eu peguei a referência de cada um porque ninguém deu certo e fiz ao contrário. Então já dá para ter uma noção do tipo que artista que sou. Acho que o amor pela música é bem maior. Quem ama o dinheiro não é feliz. Não conheço ninguém que é obcecado por dinheiro e é feliz, mas eu conheço muita gente que ama o que faz e que está sempre com sorriso estampado.

(As perguntas 5 e 6, o Xande respondeu em uma resposta só)
AS PERGUNTAS FORAM: Qual é o melhor jogador do Flamengo na sua opinião e se você acha que o Fla irá brigar por títulos este ano. Confira a resposta de Xande abaixo:

R: Eu não posso responder muito essa pergunta, porque neste período eu estava meio envolvido com essa história de saída do grupo e tal, e o enredo que eu estava disputando, e ai acabei focando mais no que eu tinha que resolver e o Flamengo estava tomando também muita ''porrada'' na parte de baixo da tabela, ai fiz um pouco de pirraça né. Dei uma desprezada, então acabei não me interando muito de jogador tal e tal, e também não posso ser injusto de falar um jogador pra preencher a resposta.

7 - TOTALMENTE RUBRO-NEGRO: Que recado você dá para os internautas ligados no nosso blog ?

R: Para os internautas ligados no blog meu primeiro recado é neste ano que se inicia, desejar que todos tenham saúde, e que todos tenham perseverança, que todos tenham foco, e antes de reclamar lute pelo o que você quer, porque se você reclamar primeiro Deus pode se zangar, alegria pra todo mundo, muita música no coração, muito beijo na boca mas apreciando com moderação. Vamos beber, mas vamos beber consciente, nada de dirigir alcoolizado, e que a gente consiga chegar em 2016 da mesma forma que a gente está acabando de entrar em 2015, é o que eu desejo pra todos e ''Alô Bateria''.

Está é a primeira de muitas entrevista que o blog 'Totalmente Rubro-Negro' fará com torcedores ilustres do Mengão, jornalistas importantes e jogadores do nosso clube.
Desde já agradecemos o tempo e a disponibilidade do cantor Xande de Pilares, que nos atendeu com a maior simpatia possível.

MÚSICA DE COMPOSIÇÃO DE XANDE: ''A PAIXÃO ME PEGOU''. Escutem abaixo!




(TOTALMENTE RUBRO-NEGRO)
Por: Yago Martins

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.